Chamados à Santidade
(Por Tatiane Braga)
Para muitos de nós, a palavra santidade logo remete a algo distante, inatingível ou, simplesmente, uma palavra somente usada para nos trazer à memória pessoas, que foram canonizadas pela nossa Igreja Católica, por desempenharem um papel admirável seguindo seus preceitos.
Mas lendo a Palavra de Deus descobrimos que a santidade é algo acessível, real e comum a todos nós.
Partindo do princípio de que fomos criados à imagem e semelhança do Pai, e nosso Pai é Santo, somos chamados a ser como Ele, desde a nossa criação. Paulo nos exorta a responsabilidade desse chamado em 1 Ts 4,7-8: "Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu seu Espírito Santo".
Com a força do Espírito Santo e o foco no sacrifício de Nosso Senhor Jesus podemos nos aproximar dessa santidade tão sonhada por Deus para nós.
Dizer sim a essa realidade de uma vida santa é corresponder ao apelo do coração do Pai quando nos diz: "Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo"( Lv 19,2).
Não chegaremos a essa santidade sem renúncias e sem abraçarmos a nossa cruz, Jesus não nos prometeu facilidades mas sim que estaria conosco.
Que mesmo vivendo em um mundo que prega valores contrários a esta palavra tão viva e libertadora, possamos enxergar com os olhos da fé e da esperança, que vale à pena ser santo. E que almejando ser aquilo para o qual Deus nos criou, possamos nos unir a Ele e nos descobrir santos.
"A santidade não é o luxo de algumas poucas pessoas, mas um simples dever para ti e para mim".
(Beata Madre Teresa)
Em Deus unidos até o Céu!